Concórdia implanta serviço para pacientes com diagnóstico de Fibromialgia e Desfiladeiro Torácico

Concórdia implanta serviço para pacientes com diagnóstico de Fibromialgia e Desfiladeiro Torácico


Programa será instalado pela prefeitura no Posto de Saúde do Vista Alegre nesta terça-feira, 15/08


Considerando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), instituída pela Portaria GM/MS nº. 971, de 03 de maio de 2006, o município de Concórdia desenvolveu o projeto de implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que tem como objetivo promover a incorporação de abordagens terapêuticas complementares no sistema de saúde local.


As PICs abrangem uma variedade de práticas e terapias que vem para complementar e integrar a medicina convencional, incluindo acupuntura, auriculoterapia, medicina tradicional chinesa, entre outras. Essas práticas têm se mostrado eficazes na promoção da saúde, prevenção de doenças e no tratamento de diversas condições, proporcionando uma abordagem mais integrada aos cuidados de saúde.


A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, estabelecida pela Portaria GM/MS nº. 971/2006, reconhece a importância dessas práticas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e busca promover a sua inclusão e integração nas redes de atenção à saúde em todo o país. Nesse sentido, o projeto de implementação das PICs em Concórdia busca alinhar-se com as diretrizes estabelecidas por essas políticas, visando ampliar o acesso da população a abordagens terapêuticas complementares, promover a integralidade do cuidado e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do sistema de saúde municipal.


Considerando que o potencial benefício das PICs está relacionada à capacidade em promover o bem-estar e a saúde dos indivíduos, abordando diferentes aspectos e instâncias do ser humano. As PICs oferecem uma abordagem terapêutica integral, considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e energéticos.


A prefeitura de Concórdia inaugura neste dia 15 de agosto, às 08h30 o Serviço das Práticas Integrativas Complementares – PICs, junto a Unidade de ESF Vista Alegre. As práticas englobam o atendimento abrangente ao paciente, considerando seu ser biopsicossocial e energético. Em Concórdia, as PICs regulamentadas incluem acupuntura, auriculoterapia, entre outras.  


A população atendida inicialmente pelo projeto compreende os usuários da rede municipal de saúde com dores crônicas com diagnóstico de Fibromialgia e Desfiladeiro Torácico. O acesso destes usuários aos serviços das PICs será oferecido em todos os níveis de atenção primária à saúde, por meio de encaminhamentos de profissionais de nível superior da atenção básica e especializada via o Sistema de Regulação (SISREG), conforme os critérios estabelecidos. 

Os atendimentos serão direcionados para pessoas residentes no município de Concórdia cadastradas no sistema e-SUS. Inicialmente ofertados serão as práticas de acupuntura e auriculoterapia, todas as quintas e sextas feiras das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 sob agendamento de acordo com os encaminhamentos via SISREG. Foto: ariadna S. stralliotto

Categoria:Famosos